segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Quando Contratar uma Consultoria?


Tenho respondido a esta pergunta a muitos empresários que têm em seu armário de conceitos uma série de justificativas e com as mais variadas hipóteses que, na realidade, não passam de perigosas sabotagens ao seu desempenho.
A maior agressão, no entanto, advém da ilusão de que ”times que estão vencendo, não devem ser mexidos”. Na verdade, precisam ser estrategicamente modificados à medida em que a empresa nota o primeiro sinal de estacionamento nas metas.
O empresário quando inicia sua jornada rumo ao sucesso desejado, modifica seu horizonte de resultados através da expansão mental quando absorve nossos conhecimentos. Porém, duas coisas ocorrem durante o processo. A primeira é que por várias razões o empreendedor estaciona em determinado limite e a outra é que a empresa não acompanha a expansão do horizonte de resultados na mesma velocidade. Isso o conduz a falsa ilusão de que tudo corre bem e que os resultados não são melhores devido a fatores externos.
Acontece que seus colaboradores se estacionam nos limites invisíveis que a empresa criou e não estão mais aptos a promover, com energia e agressividade necessária, uma nova fase de transformação na empresa.
Voltando a analogia com o esporte, o time que está vencendo naturalmente força o adversário a promover mudanças para superá-lo. No mercado, essas mudanças são mais dramáticas e é onde o departamento de Marketing se mostra mais útil identificando, com antecedência as alterações no cenário. Cabe aí o emprego de ferramentas poderosas como o QFD (Quality Function Development).
No outro extremo da situação, encontram-se os empreendedores que reagem quando o desespero se traduz em quase morte do empreendimento. Esperam a situação se tornar mais favorável e conduzem todos os seus esforços para a fatalidade. Não se prepararam antes, não encontram tempo durante e acabam tornando a consultoria um processo caro e lento.
É assim que definimos o melhor momento para se contratar um consultor profissional: sempre que uma meta não for atingida, ou que seja necessário ajuda para atingir uma.

0 comentários:

Postar um comentário