segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Zeitgeist - O Espírito do Tempo



Zeitgeist, o Filme (Zeitgeist, the Movie, no original) é um filme de 2007 produzido por Peter Joseph, aborda temas como Cristianismo, ataques de 11 de setembro e o Banco Central dos Estados Unidos da América (Federal Reserve). Ele foi lançado online livremente via Google Video em Junho de 2007. Uma versão remasterizada foi apresentada como um premiere global em 10 de novembro de 2007 no 4th Annual Artivist Film Festival & Artivist Awards.
Em 2 de Outubro de 2008 foi lançado um segundo filme, continuação do primeiro, chamado Zeitgeist:Addendum, onde se trata temas com a globalização, manipulação do homem pelas grandes corporações e instituições financeiras, e aborda a atual insustentabilidade material e moral da humanidade, apresentando o Projeto Vênus como solução para o problema.
Não se trata de um documentário que sirva de referência para mudarmos os eventos insatisfatórios de nosso tempo atual. Comete vários erros com relação a reprodução de certos mitos e exagera na comparação de alguns. Sua proposta (Projeto Vênus) está longe de ser um ideal de mundo perfeito porque se baseia na mudança de comportamento do ser humano, quando existem fatores excepcionalmente naturais a este gênero. Contudo, é obrigatório para o exercício de investigação e análise que falta ao ser humano de nosso tempo.
O filme é estruturado em três seções:
Primeira parte: "The Greatest Story Ever Told" ("A maior história já contada") - Aos 00:13 min
Segunda parte: "All The World's A Stage" ("O mundo inteiro é um palco") - Aos 00:40 min
Terceira parte: "Don't Mind The Men Behind The Curtain" ("Não se importem com os homens atrás da cortina")- Aos 01:14 min*

Estrutura do filme
Primeira Parte: The Greatest Story Ever Told (A maior história alguma vez contada)
A primeira parte do filme é uma avaliação crítica da religião com principal incidência no cristianismo. O filme sugere que Jesus seja um híbrido literário e astrológico e que a bíblia trata de uma miscelânea de histórias baseadas em princípios astrológicos pertencentes a civilizações antigas (Egito, especialmente). Um argumento semelhante é apresentado pelo escritor Fernando Vallejo no livro La puta de Babilonia. A atenção do filme se foca inicialmente no movimento do Sol e das estrelas, fato este que é uma das características das religiões "pagãs" (pré-cristãs). É então apresentada uma série de semelhanças entre a história de Jesus e a de Hórus, o "deus Sol" egípcio que partilha de todos os predicados do messias cristão. Há referência sobre o papel de Constantino na formação da Igreja e seus dogmas.

As comparações mostradas no filme sugerem que a história de Jesus foi baseada em várias outras histórias de deuses mais antigos, principalmente, Hórus:

Hórus - Chamado de KRST, traduzido com Cristo
Jesus - Chamado de Cristo
Hórus - Messias de Osíris
Jesus - Messias de Yahweh
Hórus - Nascido da Virgem Ísis-Meri
Jesus - Nascido da Virgem Maria
Hórus - Presenteado por três reis
Jesus -  Presenteado por três reis
Hórus - Considerado uma criança-prodígio
Jesus - Considerado uma criança-prodígio
Hórus - Andou sobre as águas
Jesus - Andou sobre as águas
Hórus - Ressucitou um homem chamado El-Azar-Us
Jesus - Ressucitou um homem chamado Lázaro
Hórus - Escolheu e teve 12 discípulos
Jesus - Escolheu e teve 12 discípulos
Hórus - Disse que é o Caminho, a Verdade e a Vida
Jesus - Disse que é o Caminho, a Verdade e a Vida
Hórus - Disse que é o príncipe da eternidade
Jesus - Disse que é a luz do mundo
Hórus - Foi traído por um de seus apóstolos, Tifão
Jesus - Foi traído por um de seus apóstolos, Judas
Hórus - Era considerado "O rei dos egípcios"
Jesus - Era considerado "O rei dos judeus"
Hórus - Previu a sua morte um dia antes
Jesus - Previu a sua morte um dia antes   
Hórus - Foi crucificado e morreu
Jesus - Foi crucificado e morreu   
Hórus - Ressucitou 3 dias depois da morte
Jesus - Ressucitou 3 dias depois da morte


Segunda Parte: All The World's a Stage (O mundo inteiro é um palco)
A segunda parte do filme foca-se nos ataques de 11 de setembro de 2001. O filme sugere que o governo dos Estados Unidos tinha conhecimento destes ataques e que a queda do World Trade Center foi uma demolição controlada pelo próprio Governo norte-americano. O filme assegura que a NORAD, entidade responsável pela defesa aérea dos Estados Unidos, tinha sido propositadamente baralhada no dia dos ataques com exercícios simulados em que os Estados Unidos estavam a ser atacados por aviões seqüestrados, justamente na mesma área dos reais ataques; mostra dezenas de testemunhas e reportagens que sugerem que as torres ruiram não por causa dos aviões, mas por explosões internas e sabotagens; demonstra as ligações entre a família Bush e a família Bin Laden, parceiros comerciais de longa data, entre outras teorias intrigantes e alarmantes acerca da política mundial atual.

Terceira Parte: Don't Mind The Men Behind The Curtain (Não se importe com os homens por detrás da cortina)
A terceira parte do filme focaliza-se no sistema bancário mundial, que supostamente tem estado nas mãos de uma elite de famílias burguesas que detém o verdadeiro poder sobre todos os países a eles associados, e na sua conspiração para obter um domínio mundial total eles tem modelado toda a mídia e cometido diversos crimes, muitos deles encenações para fins ocultos. O filme denuncia que o Banco Central dos Estados Unidos da América foi criado para roubar a riqueza dos Estados Unidos e também demonstra, como exemplo, o lucro que foi obtido pelos bancos durante a Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial, Guerra do Vietnã, Iraque, Afeganistão, e a futura invasão à Venezuela para obtenção de petróleo e comércio de armamento. O filme descreve a conspiração destes banqueiros, argumentando que o objetivo deles é o controle sobre toda a raça humana através da implantação de um chip localizador e identificador através do qual todas as operações e interações humanas serão realizadas, escravizando por fim a humanidade. Estão secretamente criando um governo unificado, com exército unificado, moeda unificada, e poder unificado, e que servirá apenas aos interesses dessa elite. Segundo o filme, o aspecto mais impressionante disso tudo é que tais mudanças serão aceitas pelo próprio povo naturalmente, pois está sendo manipulado pela mídia, que distrai a população dos assuntos importantes e pertence à elite.

2 comentários:

  1. Salve Nilson, assiti recentemente esse filme e digo: - "que filmaço!", bem estilo documentario Discovery Channel...
    Recomendo por ser um outro olhar sobre fatos que sempre recebemos mastigados e prontos pra engolir...se é totalmente veridico ou real eu ñ sei, mas da uma visão diferente de tudo q conhecemos!

    Abraços e logo a gente monta aquele alambique!
    Att andré Bojorque

    ResponderExcluir
  2. Legal cara!!! Vou colocar estes entre os próximos a serem assistidos !!1 Parabéns pelo seu Blog !!

    Até mais !!

    Antônio

    ResponderExcluir